Olá amigos, tudo bem?

Depois de muita procura você finalmente chegou ao lugar 100% certo, onde de fato vai conseguir baixar o Visual Studio 2017 e/ou 2019 offiline na sua maquina e poder reaproveitar em outras instalações futuras.

É o seguinte, serei breve, a Microsoft desde que começou com o aplicativos “Web Installer” em suas instalações parou de fornecer o famoso “ISO” para download, porem ela pouco divulgou que é possível fazer o download dos  arquivos de instalação na maquina local usando o próprio “Web Installer” 🙂

A Microsoft criou uma página responsável por gerar dinamicamente o “Web Installer“, dessa forma por passagem de parâmetros na URL você consegue gerar um arquivo “.EXE” do “Web Installer” conforme a versão do Visual Studio quer você desejar. Bom, mas não é isso que você deseja, eu sei, seu desejo é possuir uma instalação Offline do Visual Studio, acalme-se, você precisava entender isso :-).

Mãos a Obra:

Entenda, uma coisa, o arquivo “Web Installer” é o mesmo para todas as instalações, seja Visual Studio 2017 ou 2019, ou seja, ambos vão ter o mesmo nome de arquivo executável, porem se você observar dependente do tamanho da versão o tamanho em Kb do arquivo será diferente.

O processo é bem simples, não requer pratica nem tampouco habilidade :-).

1º Download do “Web Installer

Escolha a versão do Visual Studio que você deseja ter Offline e faça o Download do “Web Installer“, ao clicar no link em questão você sera enviado a página da Microsoft, aquele que eu te falei que gera o “Web Installer” dinamicamente conforme os parâmetros enviados.

Visual Studio 2017

Edition File
Visual Studio Community vs_community.exe
Visual Studio Professional vs_professional.exe
Visual Studio Enterprise vs_enterprise.exe

Visual Studio 2019

Edition File
Visual Studio Community vs_community.exe
Visual Studio Professional vs_professional.exe
Visual Studio Enterprise vs_enterprise.exe

Obs: Se você tiver a mesma curiosidade que eu observe a URL de download e veja que os parâmetros enviados para a página da Microsoft mudam conforme a versão do Visual Studio que você selecionou, no caso eu já deixei tudo pronto para vocês, pq eu sou legal 😉 .

2º Comando para Baixar o Visual Studio Local

Legal, você já baixou o “Web Installer” da versão desejada, agora você deve abrir um prompt de comando “CMD” em modo administrador, acessar a pasta onde você baixou o “Web Installer” e executar o comando abaixo:

No momento que eu estou fazendo essa postagem o nome do arquivo gerado pelo “Web Installer” foi “vs_enterprise__1455045491.1537051809.exe”, mas entenda, o nome do arquivo pode ser diferente, você deve alterar para o nome do “Web Installer” que você fez o download, assim como deve criar uma pasta de sua preferencia e alterar a linha de comando.

Não se esqueça, o arquivo gerado pela página da microsoft independente da versão do Visual Studio sempre será o mesmo, dessa forma se você for gerar sumultaneamente o download você deve salva-lo com outro nome para não fazer o download fa versão errada e altearar a linha de comando.

Comando para baixar o Visual Studio 2017 na pasta C:\vs2017
NomeWebInstaller.exe –layout C:\vs2017 –lang en-US
Obs: No comando acima contem 02 hifens antes da palavra Layout e lang e não apenas um traço como apresenta.

Comando para baixar o Visual Studio 2019 na pasta C:\vs2019
NomeWebInstaller.exe –layout C:\vs2019 –lang en-US
Obs: No comando acima contem 02 hifens antes da palavra Layout e lang e não apenas um traço como apresenta.

Obs: O “Web Installer” permite você passar varios tipos de parametros, não vou entrar em detalhes, mas você pode ir mais a fundo nisso, só depende de você, eu estou fazendo o básico para gerar a instação Offline, ok. 😉

Ambos os comandos vão baixar as versões desejadas do Visual Studio e gerar uma instação Offline.

O tamanho das pastas são grandes, media de 11GB a 13GB, versão enterprise.

Eu prefiro baixar as versões Enterprise porque o download realizado carrega todas as outras versões (Enterprise, Professional e Community), mas o download é grande e o processo do “Web Installer” consequentemente é mais lento, fica a seu criterio, até mesmo porque as versões não Community precisam de ativação.

3º Sua Bebida Preferida

Pegue um balde da sua bebida preferida e aguarde o processo de download e criação dos arquivos, se você tiver problemas igual eu você vai ficar olhando por horas para uma tela preta executando o processo de download dentre outros 😆 😯 😀

Se você foi bemmm mais à fundo que eu e executou um comando mais inteligente deixo nos comentários para nosso amiguinhos 😆 .

É isso galera, espero ter ajudado vocês.

Grande Abraço,

Fabrizio Gianfratti Manes

 

 

2 Thoughts on “Visual Studio 2017 e 2019 Instalador Offline

  1. Marcello on 19/11/2019 at 11:31 said:

    Onde está escrito:
    NomeWebInstaller.exe –layout C:\vs2017 –lang en-US
    leiam:
    NomeWebInstaller.exe –layout C:\vs2017 –lang en-US
    São dois hifens antes da palavra layout.
    Mas funcionou perfeitamente

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Navigation