Existem situações, especialmente quando se trabalha com bases de dados, onde você quer indicar que uma variável não detém atualmente um valor válido. Para tipos de referência, você pode fazer isso com facilidade definindo a variável para null.

Os nullabe Types ou Tipos Anuláveis permitem que você crie um tipo por valor que pode ser marcado como válido ou inválido de forma que você tenha certeza que a variável seja válida antes de ser usada.Tipos de valores regulares são chamados de tipos não anuláveis.

Obs: Tipos anulável são instâncias da struct System.Nullable .

Um tipo anulável é sempre baseado em outro tipo, chamado tipo subjacente, que já foi declarado e sobre os quais temos que:

  • Você pode criar um tipo anulável a partir de qualquer tipo de valor, incluindo o pré-definido, tipos simples;
  • Você não pode criar um tipo anulável a partir de um tipo de referência ou de outro tipo anulável;
  • Você não declara explicitamente um tipo anulável em seu código. Em vez disso, você declara uma variável de um tipo anulável. O compilador cria implicitamente o tipo anulável para você;

Por exemplo, o código a seguir declara uma variável do tipo int anulável. Observe que o sufixo é anexado ao nome do tipo, não ao nome da variável.

int? meuInteiro = 28;

Com essa instrução de declaração, o compilador cuida de ambas produzindo o tipo anulável e criando uma variável desse tipo.

Veja a seguir mais exemplos de tipos anuláveis:

int? i = 10;
double? d1 = 3.14;
bool? flag = null;
char? letter = ‘a’;
int?[] arr = new int?[10];

Obs :Os tipos Anuláveis também podem ser declarados da seguinte forma:  System.Nullable<T> variável Exemplo:System.Nullable<int> x = 9;

Atenção !!!  Usar um tipo anulável é como usar uma variável de qualquer outro tipo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Navigation