Introdução

Esse artigo tem como objetivo auxiliar o time de Operações de TI a ativar o Application Diagnostics do Operations Manager para monitorar o comportamento de aplicações Web, Web Services e Serviços no seu ambiente de produção e ajudar o time de desenvolvimento a identificar possíveis exceções nos aplicativos.

Olá Pessoal,

Uma das features mais interessantes do System Center Operations Manager no mundo de DevOps é o Application Diagnostics. Com essa ferramenta, é possível nós monitorarmos o desempenho e confiabilidade de nossas aplicações em produção, e identificar possíveis problemas, auxiliando o time de desenvolvimento à diagnosticar possíveis incidentes nos aplicativos, até de forma pró-ativa.

Como Funciona?

O Application Diagnostics funciona em conjunto com o Microsoft Windows, onde se utiliza das features de registro de eventos, debugs do .NET, e contadores de performance para montar um Dashboard detalhado de como sua aplicação está se comportando no ambiente seja de Testes/QA, Homologação e até produção.

Com ele torna-se muito mais fácil e intuitivo o monitoramento de aplicações e entender o que pode estar ocasionando alguma falha, como por exemplo, falta de recursos no ambiente, problemas de execução do .NET, problemas na própria aplicação, e muito mais.

Com ele é possível você identificar:

– Eventos de exceção e seus detalhes;

– Eventos correlacionados;

– Desempenho de uso de memória, processador, disco;

 

– Desempenho do .NET no momento da exceção;

Como Configurar?

É muito fácil, você deve simplesmente instalar os Management Packs em seu Operations Manager, implantar o Agente do SCOM no Servidor ou Estação, e depois configurar conforme sua necessidade, seja WEB, Serviço ou Processo.

Para facilitar, segue um post explicando no detalhe como usar o AppDiagnostics.

ALM – DevOps – Monitorando Aplicações .NET com o System Center

Fonte: https://qualidadeeti.wordpress.com/2015/04/16/devops-system-center-conhece-o-appdiagnostics/

Related Post

Deixe uma resposta

Post Navigation