Houve uma mudança fundamental nas experiências de dispositivo e de serviços que alterou a forma de abordagem do setor em relação ao desenvolvimento de software. Consumidores, clientes e funcionários agora exigem uma nova linha de aplicativos. Eles exigem aplicativos que proporcionem a melhor experiência em várias telas e dispositivos, serviços sempre conectados para os dados de que precisam, segurança e evolução contínua.

O Visual Studio 2013 Preview parte dos avanços apresentados pelo Visual Studio 2012 e pelas atualizações feitas subsequentemente no Visual Studio a fim de fornecer a solução necessária para que equipes de desenvolvimento aceitassem essa transformação e oferecessem novos aplicativos modernos que aproveitassem a nova onda na inovação da plataforma do Windows (Windows 8.1), ao mesmo tempo em que dessem suporte a dispositivos e serviços em todas as plataformas Microsoft.

Abaixo estão alguns dos destaques dessa versão, incluindo: recursos inovadores para maior produtividade do desenvolvedor, suporte ao desenvolvimento de aplicativos do Windows 8.1, avanços no desenvolvimento para a Web, depuração e melhorias de otimização para códigos nativo e gerenciado, além de recursos ALM.

Recursos inovadores para maior produtividade do desenvolvedor

O Visual Studio 2013 Preview inclui muitas melhorias feitas na interface do usuário com base nos comentários de clientes e no princípio básico do design da Microsoft, o de manter o enfoque no conteúdo para proporcionar uma experiência do usuário melhor. Você pode observar os mais de 400 ícones modificados com maior diferenciação e mais uso de cores, uma página inicial reprojetada e outras mudanças discretas feitas no design em todo o Visual Studio.

O Visual Studio 2013 Preview inclui algumas melhorias para ajudar você a ser mais produtivo e a se manter concentrado durante a codificação. Alguns recursos apareceram inicialmente como experiências na extensão Visual Studio Power Tools antes de serem refinados e incorporados ao Visual Studio. Recursos de produtividade, como o preenchimento automático de colchete, a possibilidade de mover linhas ou blocos de código usando atalhos de teclado e a navegação embutida, agora são internos. Além disso, o Visual Studio 2013 Preview inclui um novo Team Explorer com uma página inicial aprimorada que fornece uma navegação mais fácil até recursos de colaboração em equipe, inclusive a possibilidade de desencaixar Alterações Pendentes e Versões em uma janela separada.

preview02

Quando você trabalha com arquivos de código grandes, pode ser difícil controlar onde está. No Visual Studio 2013 Preview, é possível alternar facilmente o comportamento da barra de rolagem entre dois modos. No modo de barra, é possível exibir anotações, como a posição do acento circunflexo, alterar seu local e controlar erros mais diretamente. No modo de mapa, a barra de rolagem mostra uma visualização dinâmica do código-fonte, bem como a possibilidade de passar o mouse sobre o código para visualizá-lo com mais detalhes dentro de uma dica de ferramenta. Em seguida, é possível clicar na posição exata do código que navega até esse local.

A compreensão do que uma linha de código faz é uma tarefa-chave durante o desenvolvimento. O comando Ir Para Definição agora está acompanhado do novo recurso Inspecionar Definição. Com Inspecionar Definição você não precisa mais abandonar o contexto da linha de código para exibir uma definição somente leitura em uma exibição embutida. É possível simplesmente ignorar a exibição embutida sem perder contexto ou abri-la como uma janela inteira para obter uma exibição editável.

preview04

A compreensão do que uma linha de código faz é apenas parte do desafio de um desenvolvedor. Você também deve compreender seu histórico, quem trabalhou nela, qual código a referencia e muito mais. Isso se torna especialmente desafiador em projetos orientados à equipe. O CodeLens (indicadores de informações do código) no Visual Studio 2013 Preview usa as informações dos metadados do projeto e a visualização do Team Foundation Server 2013 para colocar decoradores em cada um dos métodos no código que mostram informações, como quais conjuntos de alterações levaram à criação ou à alteração recente, quem foi a última pessoa a trabalhar no código, quais testes de unidade abordam o método (inclusive o estado de aprovação/falha mais recente) e quais são as referências de código existentes. Também é possível saltar diretamente para esses dados, como um conjunto de alterações associado ou um arquivo de código referenciado com apenas um clique.

preview05

O Visual Studio 2013 Preview apresenta uma experiência de IDE conectado, que permite a introdução no Visual Studio 2013 Preview mais rapidamente. Ao iniciar o Visual Studio 2013 Preview pela primeira vez, você será perguntado se deseja entrar usando a conta Microsoft, que talvez já tenha usado com as assinaturas MSDN ou Team Foundation Service. Depois que você entrar, a cópia do Visual Studio 2013 Preview será registrada para uso sem a necessidade de nenhum passo extra. O Visual Studio 2013 Preview também sincronizará automaticamente as configurações entre os dispositivos utilizando a experiência do IDE conectado. Entre as configurações sincronizadas estão categorias como atalhos de teclado, aparência do Visual Studio (temas, fontes etc.) e muito mais, tudo isso enquanto mantém você em total controle das opções de Configurações Sincronizadas.

Suporte ao desenvolvimento de aplicativo do Windows 8.1

O Visual Studio 2013 Preview fornece o conjunto de ferramentas ideal para criar aplicativos modernos que aproveitem a próxima onda na inovação da plataforma do Windows (Windows 8.1), ao mesmo tempo em que deem suporte a dispositivos e serviços em todas as plataformas Microsoft. O suporte ao desenvolvimento de aplicativo da Windows Store no Windows 8.1 Preview inclui muitas atualizações feitas nas ferramentas, nos controles e nos modelos, novo suporte de teste à Interface do Usuário Codificada para aplicativos XAML, Analisador de Resposta da Interface do Usuário e criador de perfis de Consumo de Energia profiler para aplicativos XAML e HTML apps, além de integração aprimorada com o Windows Store.

preview07

A mistura para XAML foi aprimorada com recursos novos significativos para o design de aplicativo da Windows Store, como a inclusão de réguas e guias personalizados tendo em vista um layout de conteúdo mais preciso, bem como melhores recursos de estilo. A mistura para HTML também herda essas melhorias e adiciona novos recursos específicos para criar aplicativos da Windows Store com HTML, como a nova linha do tempo para animar alterações feitas em CSS.

preview08

A experiência de codificação para aplicativos da Windows Store foi aprimorada no Visual Studio 2013 Preview. O editor de XAML agora fornece avanços no IntelliSense, que agora está disponível para vinculação de dados, vinculação de modelo e recursos. Ele também permite uma transição mais produtiva entre a marcação e o code-behind, inclusive o suporte para encontrar referências, ir até a definição e alternar para o modelo de exibição. Essas, além de outras melhorias, ajudarão a cortar o trabalho durante a criação dos aplicativos da Windows Store.

A conexão dos aplicativos da Windows Store também é mais fácil com a adição dos Windows Azure Mobile Services que expõem o aplicativo a uma série de cenários, como habilitar notificações por push e armazenamento de dados, além da manipulação na nuvem.

Avanços do desenvolvimento para a Web

A criação de sites ou serviços na plataforma Microsoft oferece muitas opções, inclusive serviços ASP.NET WebForms, ASP.NET MVC, WCF ou Web API etc. Antigamente, o trabalho com cada uma dessas abordagens no Visual Studio significava trabalhar com tipos de projeto separados e ferramentas isoladas tendo em vista esses recursos específicos do projeto. A visão One ASP.NET unifica a experiência do projeto Web no Visual Studio 2013 Preview, de forma que seja possível criar aplicativos Web ASP.NET usando-se a preferência das estruturas de componente do ASP.NET em um único projeto. Essa nova experiência unificada inclui a possibilidade de criar facilmente aplicativos híbridos que incluam versões aprimoradas de ASP.NET WebForms, MVC ou Web API, tudo isso em um único projeto. Agora é possível misturar e usar as ferramentas certas para o trabalho nos projetos Web, proporcionando flexibilidade e produtividade maiores durante o desenvolvimento para a Web.

preview10

Caso projete páginas da Web ou implemente os designs de outras, você possivelmente passa uma parte significativa de seu tempo ajustando HTML e CSS enquanto fica atualizando as janelas do navegador para obter a experiência exata que deseja criar. Isso fica ainda mais complicado com a diversidade dos navegadores da Web disponíveis que os visitantes podem usar para exibir o site. O Visual Studio 2013 Preview elimina isso usando o Link do Navegador, que conecta o Visual Studio a um ou mais navegadores modernos abertos em uma experiência de desenvolvimento interativa para mantê-los sincronizados com as alterações de marcação sem que seja necessário atualizar manualmente o navegador para ver as mudanças que você está fazendo.

Depuração e melhorias de otimização

O novo hub Desempenho e Diagnóstico do Visual Studio 2013 Preview proporciona uma experiência unificada para diversas ferramentas disponíveis no Visual Studio. O hub também facilita a identificação das ferramentas de desempenho e diagnóstico que funcionam com o projeto e permite começar a usá-las rapidamente para melhorar o

preview12

O Memory Dump Analyzer do Visual Studio 2013 Preview facilita o diagnóstico de problemas de memória em ambientes de produção analisando os despejos do heap de memória do .NET diretamente no Visual Studio. Usando o novo recurso de análise da memória, você pode resolver vazamentos de memória e uso de memória insuficiente observando o tamanho e as contagens, as maiores instâncias de objetos e o que está os mantendo vivos na memória. Também é possível comparar dois despejos de memória para obter informações aprofundadas sobre como o uso da memória está mudando com o passar do tempo.

Ao depurar aplicativos do .NET 4.5.1 de 64 bits no Visual Studio 2013 Preview, agora você pode “editar e continuar”, assim como faz com aplicativos gerenciados de 32 bits. Além disso, a depuração assíncrona é melhorada no Visual Basic, no Visual C#, no Visual C++ e no JavaScript do Visual Studio 2013 Preview. Durante a execução no Windows 8.1, a janela da pilha de chamadas agora inclui a pilha de chamadas lógica caso você atinja um ponto de interrupção ou uma exceção em um método assíncrono. Além do suporte ao diagnóstico, o .NET 4.5.1 inclui outras melhorias, como o suporte à compactação sob demanda do heap do objeto grande do GC, além de uma inicialização mais rápida de aplicativos na execução em máquinas com vários núcleos.

No Visual Studio Ultimate 2013 Preview, é possível diagnosticar erros e problemas de desempenho em aplicativos monitorados pelo System Center 2012 R2 Operations Manager Preview. É possível importar eventos de exceção e desempenho como o log do IntelliTrace (.iTrace) e usar o IntelliTrace no Visual Studio para passar pela execução de código desses eventos.

Além dos recursos que melhoram o suporte ao C++11, como delegar construtores, literais de cadeia bruta, operadores de conversão explícita e modelos variadic, além da depuração “apenas meu código”, o Visual Studio 2013 Preview deixa o trabalho com o C++ ainda melhor. A possibilidade de filtrar a pilha de chamadas até apenas o código escrito durante a depuração existia para linguagens gerenciadas e agora está disponível para C++.

PGO (otimização guiada por perfil) é uma otimização do compilador do Visual C++ de tempo de execução que aproveita os dados de perfil coletados com a execução de cenários de usuário importantes ou voltados para o desempenho para criar uma versão otimizada de um aplicativo. As Ferramentas de Criação de Perfil do Visual Studio 2013 Preview fornecem informações aprofundadas sobre decisões de otimização de PGO, o que ajuda a compreender o nível de correspondência desses dados de perfil com o desempenho real mostrando como os caminhos de código mais indicados com perfil (cenários de usuário comuns) e os caminhos de código menos indicados de um aplicativo correspondem ao código que foi otimizado pela PGO e como (tamanho ou velocidade).

Recursos de ALM expandidos

O Visual Studio 2013 Preview incorpora uma onda de novos recursos de Gerenciamento do Ciclo de Vida do Aplicativo (ALM) que ajudarão as equipes a serem mais produtivas e colaborar com suporte melhor para práticas de desenvolvimento Agile que é possível adotar de acordo com as necessidades da organização de maneira incremental. Recursos como o gerenciamento de portfólio Agile, salas de equipe, comentários de código com base na Web em conjuntos de alterações/confirmações e melhorias feitas no gerenciamento do caso de teste com base na Web para ajudar a equipe a colaborar melhor e a melhorar a produtividade.

O núcleo dos recursos de ALM do Visual Studio é fornecido pelo Team Foundation Server, que pode ser instalado em um servidor no local, ou pelo Team Foundation Service, hospedado na nuvem. Assim, não importa se a equipe prefere o controle e a personalização melhorados de uma instalação no local ou a acessibilidade livre de manutenção da nuvem, existe uma opção que atende às necessidades dela.

Como o Gerenciamento de Portfólio Agile, é possível gerenciar cargas de trabalho grandes e complexas de maneira rápida. É possível definir uma hierarquia de listas de pendências para compreender o escopo do trabalho em várias equipes e ver como esse trabalho chega a iniciativas mais amplas.

preview16

As salas de equipe fornecem uma área para proporcionar e capturar a comunicação entre membros da equipe, próximos e distantes. Em uma sala de equipe, é possível debater o trabalho em progresso, fazer perguntas, compartilhar status e esclarecer problemas na medida em que eles surgirem. A sala de equipe é o feed de atividade de projetos da equipe para manter a equipe informada de check-ins de código, status de compilação, atribuição de trabalho e muito mais. Usando a sala de equipe, e não o email, você recebe automaticamente uma trilha de auditoria das conversas e das decisões que é possível examinar a qualquer momento e pesquisar. Uma sala de equipe é criada por padrão para cada projeto, e é possível criar salas adicionais para dar suporte a debates ad hoc e colaborações entre a equipe.

preview17

O Team Foundation Server 2013 Preview agora dá suporte a repositórios Git. Além disso, agora é possível usar o Version Control Explorer do Visual Studio 2013 Preview para criar ou responder comentários sobre conjuntos de alterações, check-ins particulares ou confirmações de Git para participar de conversas com a equipe sobre alterações feitas no código-fonte. Também é possível encontrar comentários facilmente usando o filtro Version Explorer.

preview18

Com suporte ao teste com base na nuvem no Team Foundation Service, é possível gerar testes de escala em segundos que utilizam os recursos elásticos do Windows Azure para executar solicitações de milhares de usuários virtuais, o que fornece informações aprofundadas sobre gargalos de desempenho dos aplicativos e dos serviços Web sem o incômodo de gerenciar um hardware ou um laboratório virtual.

As melhorias feitas no Gerenciamento de Casos de Teste com base na Web permitem criar ou gerenciar planos de teste e pacotes diretamente na interface da Web. Também é possível executar testes em sistemas operacionais que não sejam Windows usando-se qualquer navegador da Web moderno, o que permite a testadores permanecerem produtivos em qualquer ambiente de trabalho.

Ativação com o Visual Studio 2013 Preview

Não há por que esperar. Baixe e comece a usar o Visual Studio 2013 Preview hoje mesmo para experimentar as ferramentas e os serviços de que você precisa para criar aplicativos incríveis que excederão as expectativas de todos. O Visual Studio 2013 Preview e o .NET Framework 4.5.1 Preview atendem a nossos elevados padrões para software de pré-versão, logo, damos suporte ao design de aplicativo, ao desenvolvimento, ao teste e à implantação em ambientes de teste e de produção. Antes de colocar um aplicativo em produção, você deve examinar e respeitar o acordo de licenciamento da Microsoft que acompanha a instalação da edição que deseja usar, que descreve os direitos de uso das produções interna e externa.

Obtendo suporte e relatando problemas
  • MSDN Forums – Para interagir com outras pessoas na comunidade que estejam usando esse software de pré-versão, inclusive MVPs Microsoft e membros da equipe do produto
  • Microsoft Connect – Para relatar e acompanhar problemas, procurar problemas relatados por outras pessoas e encontrar respostas possíveis
  • Microsoft Support – Temos o prazer de dar suporte para ajudar você a usar o Visual Studio 2013 Preview e o .NET 4.5.1 Preview em um ambiente de produção. Em alguns casos, o suporte pode significar a instalação de um hotfix, o uso de uma solução alternativa ou a instalação de uma versão posterior. Há suporte disponível em inglês e japonês.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Navigation