A uns anos atrás eu visitava muitos clientes e alguns possuíam acesso restrito a alguns sites de internet os quais eu precisava ter acesso para poder dar continuidade ao meu trabalho, então eu conectava meu celular 3g / 4G pelo USB ou Wifi e compartilhava a internet do celular para o PC.

Ao compartilhar a internet 3G / 4G com o PC a rede local do cliente caia ou eu perdia acesso aos sistemas corporativos que precisava.

Então me lembrei do comando ROUTE o qual permite que você faça uma rota de internet fazendo com que as com duas conexões funcionassem simultaneamente, rede 3G / 4G e rede local, dessa forma eu poderia acessar os sites restritos sempre que necessário e a rede local junto com a internet local do cliente não fosse abalada, tudo ficaria de forma transparente.

Agora que o cenário foi descrito, irei apresentar a vocês como fazer as rede 3G / 4G e Local funcionarem simultaneamente, sem entrar muito em detalhes técnicos, você pode buscar posteriormente em seus estudos mais entendimento sobre o comando ROUTE.

Pré-requisitos:

Saber compartilhar a internet 3G / 4G do celular com o PC pelo cabo USB ou WiFi.

Executando comando ipconfig e pegar o endereço IP e Gateway:

Abra o prompt de comando do DOS e digite o comando CMD e posteriormente “ipconfig”, serão listados os endereços da rede local conforme imagem abaixo, obviamente com números diferentes.

3G_Rede_Local_Simultaneo

Executando o comando ROUTE e fazendo a internet 3G / 4G e Rede Local funcionarem simultaneamente

Observe que na imagem o endereço IP 192.168.0.103 e o Gateway 192.168.0.1 estão destacados, iremos precisar apenas dessas duas informações para montar a linha de comando usando o ROUTE.

O endereço MASK sempre iremos deixar 255.0.0.0 assim redirecionaremos qualquer endereço da rede interna, repare no comando abaixo que inserimos apenas o 192 do endereço IP e completamos com zeros e posteriormente na parte final colocamos o Gateway criando um range de uma rota interna.

ROUTE ADD 192.0.0.0 MASK 255.0.0.0 192.168.0.1

Simples assim, agora você pode usar sua internet 3G / 4G e a rede local do seu cliente simultaneamente, sempre que desligar o PC será necessário executar o comando novamente, com certeza seu cliente ficara feliz…rs.rs..

Não se esqueça que você pode desabilitar o proxy do seu navegador para que possa acessar sites restritos usando seu 3G / 4G ou usar um outro navegador sem proxy.

OBS: estude mais sobre o comando ROUTE, é possível fazer de outras formas, criar arquivos de lotes para facilitar e até fazer esse processo de forma automática, apesar de ser um procedimento simples.

Abs

Fabrizio Gianfratti Manes

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Navigation